quinta-feira, 6 de abril de 2017

A arte da acusação invertida


Prezados

Ao compartilhar um artigo sobre os "pobres de direita", um amigo acusou-me de estar fomentando idéias do século 19. Trata-se da muito conhecida "arte da acusação invertida", bastante praticada por extremistas, sejam de direita ou de esquerda.

As reformas que vêm sendo propostas pelo grupo que assumiu o governo estão alinhadas com um modelo que pretende minar a soberania do Brasil, como já foi feito diversos outras vezes.

Este modelo prevê a perda de algumas importantes conquistas de um frágil estado de bem estar social, sem contrapartidas palpáveis, com o consequente esvaziamento da classe média, eliminando um dos maiores trunfos de um pais de dimensões continentais - que seria um excepcional mercado interno.
 
Ao gerar uma sociedade pobre, periférica e não inclusiva, incapaz de romper o ciclo vicioso da desigualdade social e que mais parece uma caricatura da sociedade americana (USA), o modelo afasta a população brasileira em geral do pleno aproveitamento das potencialidades naturais que este país tem. É a perpetuação desse modelo, proposto por uma classe dominante mesquinha e retrógrada, que irá nos manter no século 19, tentando chegar ao século 20, a despeito de já estarmos no século 21.

Forte abraço

Fernando Goldman

Obs.: Publicado orifinalmente no Facebook.

Nenhum comentário: