quarta-feira, 9 de julho de 2014

Por que será que há uma síndrome da colocação da vírgula antes do "e"?

Prezados

De vez em quando, uns erros de Português começam a aparecer com tal frequência, que chegamos mesmo a nos perguntar se seriam erros ou não. Deve ser algum tipo de fenômeno de indução. Algumas pessoas começam a observar a presença do erro em tantos textos, muitas vezes em espaços nobres da imprensa, que acabam acreditando se tratar de um estilo diferenciado ou coisa parecida.

Com o grande desconhecimento das normas cultas da língua entre nós, afinal são tantas, é natural que, ao ler uma forma diferenciada de escrever em veículo com tudo para ser confiável, o cidadão entenda que se trata de um “algo mais” e incorpore aquele detalhe no que escreve no dia a dia.

Por exemplo, por que será que há uma síndrome da colocação da vírgula antes do "e"?

Tenho observado, com bastante frequência, o uso por parte de alunos – em simples textos escolares, em Trabalhos de Conclusão de Curso, em Dissertações e até mesmo em Teses – de construções de escrita usando a vírgula antes do ''e'', o que só é aceitável em alguns poucos casos.

Lendo no blog do Reinaldo Azevedo a postagem sobre o desastre histórico de nossa Seleção frente à Alemanha, ontem, disponível em http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/desastre-historico-5-nao-e-so-pelos-7-a-1-e-tambem-pela-vergonha-ou-a-alemanha-honra-o-futebol-e-quatro-brasileiros-tentaram-cavar-penaltis-que-nao-existiram/ , eu fico me perguntando: por que em “A Alemanha honra o futebol, e quatro brasileiros tentaram cavar pênaltis que não existiram!” há uma vírgula antes do “e quatro brasileiros”?

Até onde eu sei e a Dona Teteca me ensinou, em Português, não se emprega a vírgula antes da conjunção “e”. Estou dando o exemplo do Reinaldo Azevedo, mas quase que diariamente vejo esses dois juntos, a vírgula e o “e”, seja na imprensa ou em textos dos mais diferentes tipos.

Por que todo mundo resolveu, de repente, colocar os dois juntos, vírgula e “e”? Seria uma influência do Inglês?

É bem verdade que há uns poucos casos especiais em que os dois podem aparecer juntos, mas não vou me alongar no assunto. Aos interessados em se aprofundar no tema, recomendo o texto de Thaís Nicoleti de Camargo, que é consultora de língua portuguesa do Grupo Folha-UOL, disponível em http://educacao.uol.com.br/dicas-portugues/virgula-antes-do-e-so-em-casos-especiais.jhtm .

Forte abraço

Fernando Goldman