sexta-feira, 20 de junho de 2014

As patentes são realmente uma fonte de vantagem competitiva sustentável para as empresas?

A notícia da abertura das patentes, por Elon Musk, da Tesla e a percepção de que essa abertura não é totalmente altruísta reacende a velha discussão sobre o papel do sistema de patentes para motivar ou atrofiar a Inovação, vista como elemento fundamental na Competitividade de um país.

Enquanto alguns economistas brasileiros compram a ideia de olhos fechados, no mundo há quem defenda mesmo a simples extinção do sistema de patentes, como está estruturado hoje, e o uso de outros mecanismos de incentivo à inovação, argumentando que aquele sistema não está mais alinhado com seus pressupostos iniciais, de defesa e incentivo do inventor individual, sendo mesmo fator de restrição à Competitividade.

De qualquer forma, a iniciativa de Elon Musk tem respaldo teórico em estrategistas da Visão Baseada em Recursos, como Barney e Hesterly, os quais afirmam (2011, p. 42):


[...]empresas que investem cedo em uma tecnologia podem obter proteções de patente que aumentam seu desempenho [...] No entanto, embora haja algumas exceções (por exemplo, o setor farmacêutico e de produtos químicos especializados), as patentes em si parecem proporcionar oportunidades de lucro relativamente pequenas para os pioneiros, na maioria dos setores emergentes. [...] , as patentes raramente são uma fonte de vantagem competitiva sustentável para as empresas, mesmo nos setores emergentes.


BARNEY, J. B.; HESTERLY, W. Administração Estratégica e Vantagem Competitiva. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

2 comentários:

Ferdinand disse...

Penso que seja ótima estrategia para aumentar o market share do segmento automóveis elétricos. Meio que paralelo ao o que o Gates fez para tornar o Windows dominante.
Nós, da massa de consumdores, só temos a ganhar com o desenvolvimento mais rápido destas indústrias.

Reflexões sobre Redes e Gestão Universitária disse...

Acho que a patente é cabivel sim se tratar de investimento privado. O inventor autor deve ter o direito de ser recompensado pelo seu investimento pioneiro, seja ele pessoa física ou juridica. Entretanto, acho que inovações construidas com recursos publicos deveriam ser abertas com limites estratégicos estabelecidos para concorentes externos e uso comercial.