sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Parágrafos Esclarecedores sobre Gestão do Conhecimento Organizacional – nº 8

“Nós entramos decididamente numa nova era com o trabalhador do conhecimento. O principal fator de produção é o saber que temos. O problema é que esse saber não é quantificável e controlável. O conhecimento emerge numa conversação entre humanos, não é uma "coisa" em si. É um processo contínuo de entendimento, em que este só surge se houver interação. É um processo social. O entendimento nasce nesse ato social. Não é possível, por isso, controlar o saber, nem geri-lo.

Conhecer é uma ação corporal, e ninguém pode ser proprietário dela. Seria o mesmo que dizer que alguém pode ser proprietário do meu ato de andar. Todo esse movimento para a Gestão do Conhecimento - para passá-lo do nível implícito para o explícito, codificando-o - e para a medição do capital intelectual é baseado em algo impossível. O capital intelectual não tem qualquer sentido - deriva da idéia do saber como coisa de que se pode ser proprietário. E gasta-se, inutilmente, imenso dinheiro e tempo nisso. É absurdo.”

Ralph Stacey*

* Para conhecer a fonte deste parágrafo e ver o comentário sobre ele do saudoso Jayme Teixeira Filho, acesse o link http://janelanaweb.com/digitais/stacey.html