domingo, 9 de junho de 2013

Parágrafos Esclarecedores sobre Gestão do Conhecimento Organizacional – nº 6

Vivemos hoje em uma sociedade pós-industrial em que o conhecimento vem, cada vez mais, sendo reconhecido como a principal fonte de riqueza. A evidência avassaladora é que as economias que são pobres em recursos naturais, mas especialistas na produção e exploração de conhecimentos em geral superam as economias que têm recursos naturais abundantes, mas são carentes de tais habilidades. Estamos descobrindo, porém, que o conhecimento é uma coisa muito fugaz. Ativos geradores de riqueza, cujo principal componente é o conhecimento, simplesmente não se comportam da mesma forma que ativos físicos, com os quais estamos mais familiarizados. Nós realmente ainda não sabemos como lidar com a riqueza do conhecimento. Um indicador simples de nossa situação é que estamos encontrando cada vez mais dificuldades para chegar a medidas robustas do PIB para a economia baseada no conhecimento. (tradução nossa) (BOISOT, 1998, p. xiii)

BOISOT, M. H. Knowledge Assets: Securing Competitive Advantage in the Information Economy. Oxford and New York, Oxford University Press, 1998.

Um comentário:

Ferdinand disse...

Sociedade pós-industrial? Só se for no primeiro mundo. Nós continuamos exportando matéria prima. E é bom torcer para que continuem precisando e querendo comprar o que temos para vender.