quarta-feira, 30 de março de 2011

Conhecendo e Reconhecendo Engelbart


Prezados:


Eu gostaria de compartilhar com vocês uma descoberta que acabo de fazer. Talvez para vocês não seja novidade, mas para mim foi uma grata surpresa. Eu sempre ouvi que muitos avanços da informática, a exemplo do mouse e da interface gráfica, haviam sido desenvolvidos no laboratório da Xerox, em Palo Alto.


Agora, acabo de descobrir a figura de Douglas C. Engelbart e que na verdade foi sua equipe que migrou para o laboratório da Xerox.


Em 9 de dezembro de 1968, Douglas C. Engelbart e seu grupo de 17 pesquisadores, que trabalhavam com ele no Stanford Research Institute, em Menlo Park, CA, fizeram uma demonstração pública de 90 minutos ao vivo do sistema SLN, no qual vinham trabalhando desde 1962.


A apresentação pública foi uma sessão do Fall Joint Computer Conference, realizada no Centro de Convenções, em San Francisco, e foi assistido por cerca de 1.000 profissionais de informática.


Esta foi a primeira aparição pública do mouse do computador.


Mas o mouse foi apenas uma das muitas inovações demonstradas naquele dia de, pasmem, 1968.


Os vídeos mostrando diversas partes daquela apresentação histórica estão disponíveis no Youtube, basta acessar:


http://www.youtube.com/watch?v=JfIgzSoTMOs



Forte abraço


Fernando Goldman

Um comentário:

Ferdinand disse...

Fernando
Enquanto invenções importantes aconteciam, estava eu desenhando perfís geológicos, em escritórios de projetos de estradas.
Realmente nosso país estava no início de nossa tardia industrialização.
Até que progredimos bem por umas decadas.
Abraço
Ferdinand