sábado, 12 de fevereiro de 2011

O conhecimento organizacional é um constructo social

Prezados

O pulo do gato em Gestão do Conhecimento Organizacional (KM) seria perceber que o conhecimento organizacional é um constructo social. Infelizmente, a grande maioria dos que lidam com KM ainda não atingiram esta preciosa percepção. Sem perceber que o conhecimento organizacional é um constructo social, você acabará acreditando que é possível registrar o conhecimento tácito – o que no fundo é uma grande bobagem – e acreditará que através da disseminação de seus registros, será possível usá-los para capacitar outros profissionais para a execução das mesmas tarefas, com a mesma qualidade intelectual. Não reconhecer o conhecimento organizacional como um constructo social é o caminho mais curto para acreditar em "explicitar o conhecimento tácito", ou seja, o fracasso em KM.

Forte abraço

Fernando Goldman

Um comentário:

Ferdinand disse...

Fernando
Estamos num mar de confusão.
Quem acreditar em Nonaka, e sua proposta de conversão de conhecimentos, tem que acreditar que é possível explicitar conhecimento tácito. E aí estará cometendo uma heresia!
prefiro pensar que não entendí o que se intencionava expor.
Abração
Ferdinand