sábado, 31 de julho de 2010

Curso de Gestão do Conhecimento Organizacional em Porto Alegre, 03.09.2010

Yahoo! Mail
Gestão do Conhecimento Organizacional
Realização: Apoio:

Curso: Gestão do Conhecimento Organizacional
Data: 03/09/2010
Horário: Das 9h às 18h
Local: ULBRA Porto Alegre – Rua Comendador Manoel Pereira, 55, Centro


Objetivo
Sensibilizar os participantes para a importância do capital intelectual e dos principais conceitos, métodos e técnicas da Gestão do Conhecimento Organizacional. Com total envolvimento dos participantes, serão discutidos conceitos fundamentais para planejar e executar novas abordagens para lidar com os ativos intangíveis do conhecimento e o uso adequado de tecnologias avançadas para a gestão do conhecimento nas organizações.
Programa

O conhecimento organizacional como ativo intangível

Construindo vantagens competitivas sustentáveis

Gestão do Conhecimento como fonte da inovação

A eficiência adaptativa

Três gerações de Gestão do Conhecimento: em qual sua empresa está?

O conhecimento como fator de produção e sua diferenciação da informação

Educação Corporativa e Gestão do Conhecimento

A criação do conhecimento organizacional

A principal prática de Gestão do Conhecimento

Liderança na Sociedade do Conhecimento

O papel das metáforas, analogias e narrativas

Comparando modelos a serem aplicados

Instrutor

Fernando Goldman

Doutorando em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento no Instituto de Economia da UFRJ. Engenheiro Eletricista pela UFRJ, com Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (UFF), pesquisando sobre Conhecimento e Inovação Tecnológica. É consultor e professor universitário. Diretor Regional da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento no RJ. Responsável pelo blog “O que é Gestão do Conhecimento” www.kmgoldman.blogspot.com.

.

Inscrições
Valor: R$ 490 à vista. Para os associados da SBGC e professores e alunos da ULBRA, o valor da inscrição é de R$ 250,00 à vista. Este valor dá direito à apostila e networking de alto nível.

Pagamento via depósito bancário identificado no Banco do Brasil, agência 0101-5, conta corrente 48890-9, em nome da JG 2008 Editora e Comunicação Ltda. – CNPJ 09.228.201/0001-15. Para efetuar sua inscrição, clique aqui.

A inscrição será efetivada após o envio do comprovante de depósito para o e-mail petra.hasse@ig.com.br. Este comprovante deve ser apresentado no início do curso.

Maiores informações com Petra Hasse pelo (51) 9121-4856.


quarta-feira, 28 de julho de 2010

Um modelo SECI diferente

Prezados

Como sabemos, Nonaka consagrou a utilização do modelo SECI dentro da formulação da Teoria da Criação do Conhecimento Organizacional.

Normalmente este modelo é apresentado na forma de uma matriz 2 x 2 com os eixos horizontal e vertical indicando a dimensão epistemológica do conhecimento ( tácito e explícito), como a ela se referiu Nonaka e seus diferentes co-autores.

A dimensão ontológica ( indivíduo - grupo - organização), certamente um dos aspectos mais importantes do modelo, é representada dentro de cada célula e, talvez por isso, é muitas vezes negligenciada.

O modelo é representado na figura 1.

Figura 1 - Modelo SECI

É claro que há muita informação neste modelo, havendo muitas vezes a necessidade de criar outras representações de modo que ele possa ser melhor entendido.

A figura 2 mostra uma outra representação dos modos de conversão, que ajuda o entendimento de aspectos importantes do modelo.

Figura 2 - Modelo SECI diferente


Forte abraço

Fernando Goldman

sábado, 24 de julho de 2010

Qual o objeto da KM ?

Prezados

Interessante como a Gestão do Conhecimento (KM) é um campo propício para textos de grande confusão mental. Alguns artigos sobre o tema conseguem simultaneamente trazer ideias de grande importância misturadas com alguns dos muitos chavões, que dificultam o avanço da área e sua melhor compreensão.

Nas minhas andanças pela Internet me deparei com mais um artigo. Este, recente do portal knowledgeboard, imediatamente me interessou pelo seu título: “What is Knowledge Management?”. É o nome do meu blog também, é verdade, mas como nome de blog pode dar margem para muitas postagens. Como nome de livro dá até para tentar, mas como nome de artigo é realmente muito pretensioso. Como explicar em tão poucas linhas o que é KM ?

A autora, Farah Piepkorn, se propôs a explorar algumas das principais leituras sobre o passado, presente e futuro da KM e responder àquela pergunta.

Logo de cara, aparece com uma tirada que faz valer a leitura do artigo. Referindo-se à famosa frase de Bacon que diz que “Conhecimento é poder”, ela estabelece que embora Bacon tenha elogiado o conhecimento, foi a KM e não o próprio conhecimento que mudou a sociedade e, posteriormente, o mundo.

Eureca! Ela percebeu que o grande trunfo não está em um determinado conhecimento em si. Este, nós sabemos, fica obsoleto muito rapidamente. A autora do artigo percebeu que a capacitação de transferir conhecimento − e não o próprio conhecimento − é poder.

Eu, em linha com tudo que venho escrevendo, preferiria dizer que a capacitação de criar conhecimento é poder. De qualquer forma, Farah chegou bem perto de perceber que mapear conhecimento, como muitos insistem em propor, tem muito pouca utilidade, ou talvez nenhuma.

O grande salto é mapear, ou melhor, modelar a dinâmica do conhecimento organizacional, implicando tentar entender como ele é criado em uma organização.

Embora parecesse ir bem na sua missão de explicar o que é KM, Farah resolveu dar sua definição de KM:

Gestão do Conhecimento (KM) é o processo de capturar, documentar, armazenar, recuperar, reutilizar, criar e compartilhar o conhecimento para aumentar a produtividade e eficiência da empresa.(tradução minha)

Pronto! Danou-se. Ia tão bem e de repente teve uma recaída. A famosa confusão se a KM deve atuar diretamente sobre o conhecimento ou sobre os processos de conhecimento.

Eu venho trabalhando com uma definição que deixa claro que a KM não deve e não pode de forma alguma ter como objeto o próprio conhecimento, sob pena de se esperar que KM, por exemplo, crie novo conhecimento.
Gestão do Conhecimento de um arranjo organizacional ou simplesmente Gestão do Conhecimento Organizacional (KM) é um metaprocesso, que, explícita e sistematicamente, define ações e práticas de apoio para melhorar as políticas, programas e processos do arranjo organizacional, que influenciam a qualidade da dinâmica do seu Conhecimento Organizacional .
Para os que não querem aceitar esta definição ou não aceitam a ideia de KM como um metaprocesso, paciência. Há outras alternativas, por exemplo, o documento European Guide to good Practice in Knowledge Management trabalha com a seguinte definição:

Gestão do Conhecimento é a gestão das atividades e processos para alavancar o conhecimento, aumentando a competitividade através da melhor utilização e criação dos recursos de conhecimento individual e coletivo. (tradução minha)
É possível notar que há vários referenciais conceituais percebendo ser a dinâmica do conhecimento que faz a diferença entre as organizações com ou sem longevidade. Sem entender o papel da dinâmica do conhecimento organizacional, fica muito difícil explicar “O que é KM ?”

Forte abraço

Fernando Goldman

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Uma escola de negócios sustentáveis

Prezados

Várias pessoas me pedem opinião sobre cursos de especialização. Segue indicação dos cursos do LATEC/UFF.
 

Forte abraço

 

Fernando Goldman





Latec/UFF - Estude em uma escola de negócios sustentáveis
O LATEC/UFF é um centro de referência nacional na formação gerencial e tecnológica, com orientação à pesquisa, ensino e extensão. As inscrições já estão abertas para as turmas do segundo semestre de 2010. Estude em uma escola de negócios sustentáveis
Alumni Latec Pré-inscrições online est2@latec.uff.br mba3@latec.uff.br mba2@latec.uff.br mba1@latec.uff.br est1@latec.uff.br Transparência nas Organizações VI CNEG Congresso Nacional de Excelência em Gestão Latec
Acesse esta página se você não estiver visualizando esta mensagem corretamente.
MBA - Gestão pela Qualidade Total
MBA - Gestão de Negócios Sustentáveis
Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho
MBA - Gerenciamento Avançado de Finanças
MBA - Gestão Estratégica da Produção e Manutenção
Especialização em Engenharia de Produção
MBA - Desenvolvimento Gerencial Avançado - Ênfase em Gestão de Pessoas
MBA - Desenvolvimento Gerencial Avançado - Ênfase: Gestão de Serviço de Saúde
Latec
Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails.

 

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Simpósio Internacional de Contadores de Histórias 2010 - Oficinas no Rio de Janeiro -

Prezados

Recebi da amiga Benita Prieto a programação do Simpósio Internacional de Contadores de Histórias.

Forte abraço

Fernando Goldman

Inscrições gratuitas
O participante poderá fazer até 4 oficinas ( uma por horário)
Descrições das oficinas no site www.simposiodecontadores.com.br

Para o restante da programação, não haverá necessidade de inscrição. Caso ultrapasse a lotação do espaço, serão distribuídas senhas.

29/07 (quinta-feira)

14h30 às 17h30

1- A narração de histórias e suas implicações pedagógicas - Sergio Bello/SC

2- Tecendo sons, criando histórias – vivências sonoras para narração - Adriana Milet/PE

3- Promovendo a leitura a partir da oralidade -Pavis Pavós (Espanha)

4- Narrativa de contos, narrativa de vida - Cláudia Beatriz Fonseca/RJ

5- Escrevendo imagens, contando histórias – processos e vivências na criação e narração - Luciano Pontes/PE

18h30 às 21h30

1- Aprendiz de saltimbanco - Alekos (Colombia)

2- Oficina de contos mínimos - Enrique Paez(Espanha)

3- Os segredos dos contadores de histórias - Beatriz Montero (Espanha)

4- Tamoin, um contador de história - Luis Carlos Ribeiro/MT

5- Histórias na sala de aula - Geeta Ramanujam (Índia ). Será ministrada em inglês.

30/07 (sexta-feira)

14h30 às 17h30

1- Aprendiz de saltimbanco - Alekos (Colombia)

2- Oficina de contos mínimos - Enrique Paez(Espanha)

3- Os segredos dos contadores de história - Beatriz Montero (Espanha)

4- Tamoin, um contador de histórias - Luis Carlos Ribeiro/MT

5- Histórias na sala de aula- Geeta Ramanujam (Índia). Será ministrada em inglês.

18h30 às 21h30

1- A narração de histórias e suas implicações pedagógicas - Sergio Bello/SC

2- Tecendo sons, criando histórias – vivências sonoras para narração - Adriana Milet/PE

3- A magia da tradição oral: a palavra na boca do contador de histórias - Goreth Albuquerque e Tâmara Costa/CE

4- Para contar melhor - Alicia Barberis(Argentina)

5- Escrevendo imagens, contando histórias – processos e vivências na criação e narração - Luciano Pontes/PE

Necessitando de hospedagem no Rio de Janeiro, consulte a agência oficial do evento

https://jaxtours.com.br/eventos2.asp?cod_evento=41

Informações:

Tel: 0055 (21) 3904-2210 / 0055 (21) 9828-0767

www.simposiodecontadores.com.br


Seminário em Busca da Excelência, no Rio

Prezados

Segue informação do evento gratuito sobre a busca da excelência. A FNQ vinha trabalhando o critério 5 sobre informação e conhecimento procurando adequá-lo a melhor lidar com intangíveis. Confesso que, depois da saída do Felipe Cassapo de lá, eu não tenho acompanhado a evolução deles nesta área, mas sempre acaba sendo um evento interessante.

Forte abraço

Fernando Goldman



----- Mensagem encaminhada ----
De: Fundacao Nacional da Qualidade <comunicacao@fnq.org.br>
Para: fernandogoldman@yahoo.com.br
Enviadas: Quarta-feira, 21 de Julho de 2010 12:50:06
Assunto: Seminário Regional em Busca da Excelência

Seminário Regional em Busca de Excelência

Caso nao consiga visualizar este email clique aqui
Seminario Regional em Busca da Excelencia
Local: Auditorio Fecomercio - Rua Marques de Abrantes, 99 - Flamengo - Rio de Janeiro - RJ
A FNQ, o SEBRAE e o Programa Qualidade Rio realizam no dia 29 de julho, em Rio de Janeiro/RJ, o Seminario Regional em Busca da Excelencia
Os participantes deste evento terão a oportunidade única de conhecer de perto os conceitos de excelencia em gestão e as boas praticas de empresas reconhecidas com premios de qualidade e produtividade.
Confira a programação e inscreva-se gratuitamente. As vagas são limitadas e por esse motivo é indispensável a inscrição antecipada.
Agenda: 09:00 Abertura | 09:05 Fundação Nacional da Qualidade | 09:25 Programa Qualidade Rio / Saúde | 09:45 Caso 1 - 3 Policlínica de Niterói (CBMERJ) - Ouro PQRio 2009 | 10:15 Caso 2 - INTO - Ouro PQRio 2009 | 10:45 Intervalo | 11:05 SEBRAE | 11:25 Caso 3 - Quintessência Farmácia de Homeopatia - Vencedora MPE 2009 | 11:55 Caso 4 - Mulher de Negócios | 12:30 Encerramento
Não perca esta oportunidade de crescimento para sua organização
Inscrições gratuitas - Inscreva-se já
Atenção: a impressão e apresentação do comprovante de inscrição gerado no site é INDISPENSAVEL para sua participação no evento.