sexta-feira, 25 de junho de 2010

Como Teece vê Nonaka

Prezados

Às vezes percebo certa aversão a citações de trabalhos de Nonaka, como se eles fossem ultrapassados ou refletissem outra realidade. Uma realidade japonesa, que talvez não fizesse sentido fora do Japão.

O 4º Prêmio Booz Allen Hamilton de Eminente Intelectual em Gestão Internacional, na área de estratégia e negócios, de 2007, foi dado na reunião anual da Academy of Management, na Filadélfia, ao professor Ikujiro Nonaka da Universidade Hitosubashi. Na ocasião, o eminente pensador de negócios David Teece, de Berkeley, um dos principais introdutores da idéia de Capacitações Dinâmicas, em um discurso intitulado “Da Gestão de P&D à Gestão do Conhecimento – Algumas contribuições de Ikujiro Nonaka ao campo da Gestão Estratégica", comentou o trabalho do professor Nonaka e sua carreira.

Segundo Teece:

Acredito que o trabalho de Nonaka tem iluminado profundamente o nosso entendimento da inovação e do desenvolvimento de novos produtos. Sua obra nos ajuda a entender como grandes empresas criam grandes produtos, e como a gerência importa - não apenas a alta direção, mas a gerência média também. Com a perda de dois gigantes da gestão nos últimos 12 meses - primeiro Peter Drucker e em seguida Alfred Chandler - temos todos a sorte de ter um terceiro gigante entre nós. De Nonaka, precisamos os longos anos de produtividade e perspicaz identificação de tendências de Peter Drucker e o conhecimento profundo enciclopédico de Chandler da evolução dos negócios na América, Europa e Japão. Gostaríamos naturalmente de ver a Índia e a China adicionadas ao panorama acadêmico também.

David Teece, Speech at the Academy of Management

Draft as of August 3, 2007- Annual Meeting

(Tradução do autor)

O trecho acima serve para ilustrar o prestígio que Nonaka e a Teoria da Criação do Conhecimento Organizacional vêm alcançando junto a determinados pesquisadores da Gestão Estratégica e da Economia.

Forte abraço

Fernando Goldman

Nenhum comentário: