domingo, 18 de abril de 2010

Dois mitos para serem pensados

Prezados

A Gestão do Conhecimento Organizacional é um terreno minado pelos diferentes mitos, que vão se formando a partir de confusões conceituais. Por exemplo, a falta de clareza na definição do que é conhecimento organizacional, ou mesmo do que é conhecimento. É interessante observar que paralelamente à enorme quantidade de gente chamando atenção para tais equívocos, há uma massa enorme de gente vendendo serviços sob o rótulo de "Gestão do Conhecimento", apoiada pela esperança das empresas de que cada um destes mitos possam se tornar verdade.

Podemos ver que o problema não é de hoje. Como exemplo, John Thomas, pesquisador da IBM, em 1997, já dizia que “às vezes gestão do conhecimento pretende continuar a expandir a tendência de descontextualização do conhecimento de forma tola” e apontava dois mitos básicos que continuam bem atuais e ainda hoje travam a verdadeira KM:

Mito 1

É um mito que possamos simplesmente "capturar" o conhecimento de um perito de trinta anos de experiência de forma explícita, de tal modo que possamos despedi-lo e contratar qualquer um de fora da empresa, sem competências relevantes , e que este novo funcionário agora poderá usar aquela "Base de Conhecimento" para executar tarefas como se fosse um perito.

Mito 2

O mito de que a empresa ideal seria aquela em que todos os conhecimentos serão mundialmente capturados e imediatamente alimentados por banda larga para um lugar central onde decisões ótimas abrangendo toda a empresa poderiam ser tomadas,realimentando a periferia para execução.

Parece ingênuo?

Mas quanta gente vive adorando estes mitos?

Forte abraço

Fernando Goldman

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