quarta-feira, 29 de julho de 2009

A relação entre GC e TI

Prezada Viviane

Muito interessantes suas observações e as da Roberta Salgado também.

Talvez valha a pena a gente aproveitar este gancho para conceituar melhor a relação entre GC e TI. Diversos autores trabalham com uma cronologia que considera uma primeira geração de GC indo até 1995, ano do lançamento do livro de Nonaka e Takeuchi sobre a criação do Conhecimento Organizacional.

Essa primeira geração de GC ainda hoje abrange a maioria dos trabalhos ditos de GC e são, na verdade, Gestão de Informações, baseados em TI. O foco destes primeiros trabalhos é nos 3C´s: Captar, Codificar e Compartilhar. A ideia é obter as informações corretas para as pessoas certas no momento certo.

Há aqui alguma coisa de economia neoclássica, pois se supõe que os conhecimentos valiosos já existem na empresa ou estão disponíveis na sociedade e o papel da GC é encontrá-los, codificá-los e torná-los disponíveis ao compartilhamento.

Repare que nessa fase não havia a preocupação de diferenciar informação de conhecimento. É sintomático que muitos textos de economia ainda hoje falem em assimetria de informações como elemento construtor de vantagens competitivas.

Por outro lado, as empresas de TI representam para a sociedade atual o que as engenharias tradicionais representaram para a Revolução Industrial e , por incrível que pareça, as empresas de engenharia foram sempre muito admiradas pela sua capacitação para lidar com o conhecimento. Com o rápido avanço das TIC e a aceleração das mudanças e a disponibilidade de informações que elas provocaram, passou a ser necessário lidar com o conhecimento de uma forma mais eficaz, que talvez nem as próprias empresas de TI venham tendo sucesso.

Isto demonstra que a simples disponibilidade de ferramentas de TI, não é suficiente para lidar com o conhecimento de forma eficaz. Se assim fosse, todas as empresas de TI seriam super eficientes em lidar com seus próprios processos de conhecimento, ou seja, seriam casos de sucesso em GC.

Forte abraço

Fernando Goldman

Mensagem originalmente postada no Fórum da SBGC, em 27.07.2009, respondendo mensagem anterior de LUCIO A M C.Ver: http://www.portalsbgc.org.br/sbgc/foruns/fb.asp?m=6060

3 comentários:

Elaine Martins disse...

Boa Tarde Fernando,

Sou estudante de TI, e agora estou começando a disciplica de GC.
Estou começando a entender e saber separar GC e TI.
VC comenta no seu texto que ferramentas de TI, não são suficientes para lidar com o conhecimento de forma eficaz, Sendo assim as empresas de TI não são casos de sucessos em GC.
De um modo geral o que vc consideraria um caso de susse em CG. Existe uma empresa, que possa nos citar como exemplo?

Elaine Martins.

Fernando Goldman disse...

Prezada Elaine

Você me pergunta o que seria um caso de sucesso em GC. Na verdade, a resposta a esta pergunta, aparentemente simples, já seria um grande salto qualitativo na discussão sobre o tema.

Repare que para definirmos o que é “sucesso em GC” precisaremos antes definir o que entendemos por GC. E para tanto precisaremos definir de que conhecimento nossa definição trata. Falaremos do conhecimento de cada indivíduo? dos diferentes saberes? dos conteúdos? das informações que muitas vezes são citadas como sendo conhecimento? Será que valerá a pena sermos bem criteriosos na diferenciação entre informações e conhecimento? Ou falaremos do conhecimento organizacional, um todo maior que a soma de suas partes?

Eu tenho recebido algumas postagens de alunos de TI, que estão fazendo uma matéria de GC. Não me foi possível perceber se são todos da mesma turma ou se há uma coincidência.É importante perceber que minha visão de GC não necessariamente coincidirá com a de seu professor.

De qualquer forma, sair respondendo perguntas a esmo pode não ser bom, nem para quem responde, nem para quem faz a pergunta. Precisamos estabelecer um linguagem comum, sob pena de minha resposta ser apenas o nome de uma empresa.

Melhor será uma resposta que mostre o nome de uma empresa e porque ela pode ser considerada um caso de sucesso em GC.

Eu proponho que antes de saber minha resposta, você conheça um pouco mais da minha visão de GC. Acesse http://www.slideshare.net/Goldman/artigo-um-modelo-estruturado-da-dinmica-da-relao-entre e conheça a apresentação que vou fazer no KM Brasil 2009. Se quiser conhecer o artigo que originou esta apresentação, eu posso enviá-lo por e-mail. Basta enviar um e-mail para fernandogoldman@yahoo.com.br.

Depois de ver a apresentação, você entenderá que minha definição de GC está diretamente associada a longevidade. De nada adiantará a empresa se julgar um sucesso de GC, se ela não conseguir usar seu conhecimento organizacional para construir as capacitações dinâmicas que lhe possibilitarão sobreviver.

Forte abraço

Fernando Goldman

Influenza da TI disse...

Boa Noite Fernando!!

Provavelmente os alunos que vc citou estarem fazendo perguntas no seu blogger seja da mesma sala, pois foi sugestão do professor para interagirmos em bloggers de GC para conhecimento, e tbm para que pudessemos comentar sobre os assuntos lidos em sala.

Vou dar uma olhada no site que vc indicou. E se possivel vc encaminhar o artigo para elainegti@hotmai.com

Agradeço pela atenção.

Elaine Martins