sábado, 6 de junho de 2009

GC x treinamentos

Esta mensagem foi publicada na Mesa de Debates 2 do 7º SENAED em Dom, 24 de Mai de 2009

Mensagem de : Fernando Goldman
Empresa : SBGC-RJ
Tipo de participação: ( X) Integrante da Mesa ( )Participante
Em resposta a: Fátima- mensagem 47

Prezada Fátima

Vou te apresentar uma definição bem formal sobre GCO. Ela poderá servir de ponto de partida para melhor refletirmos a respeito e detalharmos os conceitos.

Gestão do Conhecimento Organizacional é um metaprocesso para lidar com o ativo intangível "Conhecimento Organizacional", sendo composta de um conjunto de ações e práticas de apoio através das quais a organização, de forma explícita e sistemática, gerencia as circunstâncias adequadas para que prosperem e se aperfeiçoem seus Processos de Conhecimento e Operacionais, identificando os conhecimentos críticos para sua sustentabilidade, buscando as capacitações dinâmicas necessárias às adaptações (o Aprendizado) às mudanças em seu ambiente de negócios, visando sua longevidade.

É uma definição minha. Reconheço que é meio pesada. Porém eu consigo defendê-la. Há muitas outras no mercado. Algumas mais simples de entender, porém mais propícias a erros conceituais. Eu venho constantemente fazendo melhoria contínua na minha definição e no meu modelo, de modo a torná-los cada vez mais robustos. Estou aberto a ouvir sugestões.

Se você desejar ver meu modelo, digite ;

http://kmgoldman.blogspot.com/2009/05/modelo-goldman-da-dinamica-da-relacao.html

A partir da análise da definição e do modelo será possível discutirmos de forma mais objetiva.

Porém, como homem de ciência que sou, volto a chamar atenção de que não se tratam de verdades absolutas, mas sim teorias que podem ser submetidas a tentativas de falseabilidade.

Forte abraço

Fernando Goldman

Nenhum comentário: