domingo, 5 de abril de 2009

Comentário ao Blog do Marcelo Yamada

Prezado Marcelo

Tudo que foi em sua postagem “Padrões são a salvação ou a perdição ?" , tanto por você quanto no texto citado, é irrepreensível.

Vale talvez enriquecer a discussão, chamando atenção de que os comentários lá feitos nos remetem à idéia fundamental para a compreensão da diferença entre Informação e Conhecimento, de que o Conhecimento é contextual.

O conhecimento não é meramente um tipo de informação como muitos erram ao pensar. A Informação pode se tornar Conhecimento, quando processada por um agente humano capacitado para tal. Capacitado aqui é diretamente referente a modelos mentais e não simplesmente treinamento e desenvolvimento.

Alguns tipos de conhecimentos podem ser explicitados de forma a se tornarem informação para outros agentes.

Mas nunca devemos confundi-los, sob pena de perder o esforço humano despendido na formação de um conhecimento.

Um bom exemplo é a opção de você chegar ao aeroporto de uma cidade que você não conhece e optar por alugar um carro com GPS ou pegar um táxi.

Talvez alugar um carro saia mais barato e lhe dê mais emoção, mas pode lhe dar a emoção de seguir as instruções do GPS e cair no maior engarrafamento da cidade ou mesmo em uma favela perigosa. Isto porque, por mais sofisticadas que sejam as informações do GPS, elas nunca terão o grau de contextualização que o motorista de táxi local tem.

Aqui vai mais uma prova de que a discussão de abandonar a Gestão do Conhecimento Organizacional em favor de uma Gestão da Informação, Gestão da Mudança, ou seja, de qualquer outra ferramenta já existente que se deseje, demonstra tão somente estar se ignorando que Informação e Conhecimento, embora intimamente ligados, não são de forma alguma simples entidades automaticamente resultantes uma da outra e que o Conhecimento Organizacional é tão mais efetivo – eficiente – eficaz, quanto mais intangível e repleto de tacitude, exigindo dessa forma muito, mas muito cuidado mesmo na sua gestão.

Forte abraço

Fernando Goldman

Obs.: Postado como comentário no blog do Marcelo Yamada.

Nenhum comentário: