segunda-feira, 3 de março de 2008

Estruturas de Conhecimento

Prezados

Antes de nos aprofundarmos na discussão se existe ou não a dicotomia entre conhecimento tácito e explícito, talvez fosse interessante procurarmos entender melhor os mecanismos que propiciam o conceito de conhecimento tácito.

O conhecimento, definido aqui como aquilo que sabemos e possibilita ação eficaz, envolve os processos mentais de compreensão e aprendizado presentes na mente, e apenas na mente, de determinado indivíduo, embora envolvam interações com o mundo fora de sua mente, incluindo suas interações com outros indivíduos.

Sempre que queremos expressar aquilo que conhecemos, ou pelo menos aquilo que temos consciência que conhecemos, não podemos deixar de fazê-lo emitindo mensagens de algum tipo, sejam orais, escritas, gráficas, gestuais ou mesmo através da "linguagem corporal". Essas mensagens, por si só não carregam "conhecimento", pois se constituem em "Informação", que uma outra mente, pode ou não, desde que tenha ou não tenha capacidade para tal, assimilar, entender, compreender e incorporar a suas próprias estruturas de conhecimento.

Piaget conceituou essa possibilidade ao diferenciar o aprendizado por assimilação do aprendizado por acomodação.

As estruturas de conhecimento são específicas de cada pessoa, pois são "biograficamente determinadas". Assim, nunca serão idênticas para a pessoa emissora da mensagem e a pessoa receptora. Portanto, o conhecimento construído a partir da mensagem original nunca poderá ser exatamente o mesmo da base de conhecimentos a partir da qual foi emitida.

Forte abraço

Fernando Goldman

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