sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Considerações sobre "Gestão de Competências"

Texto postado no fórum da SBGC, em 22/8/2007 12:39 AM


Prezados

Vou aproveitar o tema que a Jacqueline lançou, Desafios da GC, para tocar em uma ferida. Aliás, me parece que para isso servem os fóruns.

Eu tenho observado uma coisa e gostaria de ouvir, ou no nosso caso ler, algumas opiniões, em especial a sua e a do Sérgio, para ver se eu estou sendo tendencioso ou se realmente está acontencendo o que penso estar acontecendo.

Antes é bom deixar claro, que eu, diferentemente de muita gente que conheço, que não quer nem ouvir falar do assunto, considero "Gestão de Competências" uma área comum e até mesmo uma pequena parte do que Gestão do Conhecimento faz, ou seja, gerir os diversos processos do conhecimento organizacional, isso sem entrar no mérito se o modelo de competências do Zarifian funciona a curto ou longo prazo, ou se nem funciona como elemento de Gestão do Conhecimento.

O problema é que eu tenho visto gente de RH - nada contra RH, Gestão de Pessoas ou o nome que desejarem dar - falar em "Gestão de Competências" como se fosse a mesma coisa que "Gestão do Conhecimento".

Tenho ouvido gente de RH chamando gerentes de líderes do conhecimento. Gerente é gerente. Líder é líder e se for do conhecimento fica muito complicado tornar gerentes em líderes do conhecimento por decreto. Seria ótimo que todo gerente fosse um líder do conhecimento, imagino até que há organizações em que isso seja verdade, mas existe o mundo real e a gente não pode simplesmente ignorá-lo.

Pois bem, minha pergunta provocação é a seguinte : Será que está na moda alguns poucos( não posso, nem devo generalizar) da turma da Gestão de Pessoas usarem termos de Gestão do Conhecimento só para parecer que ao invés de Gestão do Treinamento estão fazendo Gestão do Conhecimento ?

Forte abraço

Fernando Goldman

Nenhum comentário: