segunda-feira, 30 de julho de 2007

Explicando algumas idéias de Snowden - 1ª Parte

Na definição de Snowden, a primeira geração da Gestão do Conhecimento se caracterizou como o período antes de 1995. Até então, a palavra “conhecimento” era usada, sem muito rigor ou preocupação com um significado mais nobre, sendo entendido como o fluxo de informações para dar suporte às tomadas de decisões. Não sendo assim, de forma alguma, considerada uma palavra armadilha. Os sistemas de informação , a armazenagem de dados e os processos de reengenharia dominaram este período.

Ainda segundo Snowden, a segunda geração da Gestão do Conhecimento começa em 1995, quando Nonaka e Takeuchi publicam o livro “A Criação do Conhecimento Organizacional" e pela primeira vez, na linguagem do mundo dos negócios, são utilizadas as palavras “tácito” e “explícito”. É bem verdade que Polanyi já tinha explorado o assunto em maior profundidade nos anos 1940.

O livro de Nonaka e Takeuchi trouxe o modelo SECI, definindo quatro formas de conversão:
Socialização - tácito para tácito;
Externalização - tácito para explícito;
Combinação - explícito para explícito e
Internalização - explícito para tácito

O modelo e as idéias de Nonaka e Takeuchi se tornaram uma espécie de bíblia para consultores e vendedores de software, interessados em melhorar seus desempenhos com o crescimento rápido de tecnologias colaborativas.

Continua

Nenhum comentário: